quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Bairro de Salamanca

"O mais chique, mais caro e mais exclusivo bairro da capital espanhola "roubou" o nome ao marquês - banqueiro, político, especulador - que aproveitouo Ensanche de Madrid (a extensão da cidade em 1860) para construí-lo a partir do zero. Aqui viveu o escritor Federico García Lorca entre 1933 e 1936, diz a placa de um prédio entre a Calle Goya e Alcalá. Aqui mora a Infanta Elena, não diz em lado nenhum, mas sabe-se. Aqui no Colégio del Pilar, estudaram muitas figuras públicas, ex-primeiro ministro José María Aznar incluído.
Mas a história do Bairro de Salamanca nem sempre se escreveu a ouro. Em meados do século XIX, as mentes conversadoras da aristocracia recusavam-se a sair de perto do Palácio Real. Não queriam aceitar a modernidad a nordeste do centro histórico. Até o dia em que as avenidas largas e residências com classe do novo bairro começaram a ser apreciadas pela elite endinheirada. Uns construíram palacetes sumptuosos ao longo do Paseo de la Castellana; outros optaram por mansões perdidas no meio dos blocos de apartamentos.
Mesmo antes de conatbilizar as lojas de griffes por metro quadrado, mesmo antes de referir os preços de um T2, mesmo antes de conhecer o Ramsés e outros bares da moda, há que saber: o Bairro de Salamanca é o mais "pijo" de Madrid. E "pijo" é bem mais que "fino"..."
in Volta ao Mundo, Outubro 2008
Mais um motivo, para me virem visitar... ficam bem... localizados :)

8 comentários:

Lux disse...

eu queria....TANTO!!
se dependesse apenas da minha vontade, ja estaria aí....!!

pijissimas que iamos andar por essas callas... :)

Sónia disse...

e q bem localizada estás....por mim ia já outra vez....

g. disse...

Eu também quero!!

andar por la calle...

Eu gosto tanto de Madrid..


Bem, deixa-me estar aqui quietinho!

Anónimo disse...

Oyeee Guapaaa!!!

Que posh que somos ;)

Adorei!

Beijinho

Anónimo disse...

Mana tens q rentabilizar as estadias... onde anda a tua veia cigana? gomaa! Baci ragazzaaaa

Anónimo disse...

Qué pijo es el barrio, no? De verdad, me encanta! :)

Anónimo disse...

Gracias por la lección de Historia sobre "tu barrio"! Desde luego que tuviste suerte al encontrar un sitio tan elegante para vivir. Tienes, pues, que disfrutarlo lo mejor posible... Besos.

Anónimo disse...

O bairro de Salamanca é um principado pleno de magia. A estadia do Wellington Hotel também provoca a evasão do sonho. Para um poeta, a atmosfera feérica que se respira não pode ser mais abençoada!!!