segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cracóvia

A semana que marcou o arranque definitivo do projecto estava no fim e Cracóvia aguardava-me... Os planos eram alguns, mas sobretudo aguardava-me a descoberta!
Cracóvia é a segunda cidade mais importante da Polónia, tem cerca de 800 mil habitantes, mas é considerada "A cidade". Após uma viagem muito atribulada, fui recebido com frio. Fiquei instalado na Reynek (praça principal das cidades - main square:p ), com uma vista privilegiada sobre a mesma..
O primeiro dia foi passado a percorrer a cidade, km e km queterminaram à mesa dum restaurante soberbo! Finalmente provei "pierogis", mas confesso que não são do meu inteiro agrado. Mamy, que falta me fazem os petisquinhos :p... Como sobremesa tive o TRI campeonato do FCP :). Pela primeira vez não festejei um campeonato na Invicta, mas não hão-de faltar oportunidades para o fazer, espero que acompanhado da comitiva Portista.. We are the family...
O segundo dia tinha como destino Auschwitz e e Birkenau...Foi uma experiência intensa, a qual pode ser expressa simplesmente por: "Forever let this place be a cry of despair and a warning to Humanity..."
As minas de sal, estavam guardadas para o último dia... Apenas é possível visitar 1% da mina; no total são mais de 300km... A visita vale por aquela que é considerada a igreja "undergroud" mais bonita do mundo...
E chegou ao fim um grande fim de semana, com a certeza que o regresso a casa fica mais perto :)...

9 comentários:

Anónimo disse...

Estou dividida entre a inveja e o orgulho!Orgulho porque me apraz ver-te viajar tão empenhadamente... inveja porque queria ser eu! :))
Há ainda outra questão... a tua dependência pelo FCP, por vezes assusta-me :P

Keep on going :)

Um xi,
Mana

Anónimo disse...

Efectivamente a cidade impõe-se pela sua arte monumental!
Cada foto faz-nos estar presente nesse mesmo local, tal é a imponência do seu valor histórico.
O transpor da arte arquitectónica para o ecrã através da tua faceta desconhecida de fotógrafo, ganhou uma nova dimensão com o manto branco envolvente, salientando cada pormenor da beleza dos monumentos da Polónia.
A saudade rapidamente será ultrapassada, no imediato surgirá uma das companhias desejadas e aproveita para ires estudando os percursos que seguramente serão devidamente documentados através deste “Vosso” blog.
Para concluir, e como não poderia deixar de ser tendo em conta a quem se destinam estas palavras, o que faz aí um cachecol do Porto? Estás a fidelizar adeptos além fronteiras? Queres tirar o lugar ao Veiga (que pretende que o Benfica seja o maior clube do mundo através de adeptos internacionais)?
Em suma mais uma experiência partilhada de valor imperdível para toda a Família Amorim :)

Anónimo disse...

Onde se lê "Veiga" deverá lêr-se Vieira... efectivamente o futebol não me entra na cabeça... ;)

NunoSioux disse...

Inveja........
Muita inveja!!!!

Anónimo disse...

Muito bem, Remy! Estás um verdadeiro "reporter", pela arte de fotografar e de... narrar.
Ainda bem que já aconteceu o "arranque definitivo do Projecto" e te lançaste à descoberta das coisas belas que há por aí, com especial relevo para Cracóvia, que tem mesmo que ser uma cidade muito bonita. Sem esquecer, evidentemente, a "experiência intensa" vivida em Auschwitz e Birkenau, e as vozes de desespero e advertência que lá ouviste, tantos anos depois da tragédia genocida.
Um grande abraço e... continua a descobrir e a sentir!

Anónimo disse...

De facto cracóvia é lindissimo :) já tive oportunidade de visiar esses mesmos locais.. Apenas não provei pierogi, ams foi em Cracóvia que comi pela primeira vez Zurek e adorei.. Só há uma coisinha que vi lá, mas tu não.. hum.. neve..muita neve mesmo ;))
beijinhos

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Teclado e Mouse, I hope you enjoy. The address is http://mouse-e-teclado.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Aluguel de Computadores, I hope you enjoy. The address is http://aluguel-de-computadores.blogspot.com. A hug.

Néme disse...

Esse ingles esta a ficar fenomenal.. daqui a pouco ja nem precisas de ajuda para escrever os emails ao engenheiro. :)

Longe, mas sempre perto :)

(dois meses e tres semanas e a contagem continua - o couchsurfing vai fazer-me receber polacos em Yerevan, de Wroclaw! Mera coincidencia, sabes bem)