domingo, 11 de março de 2007

Mr. Porter


Os últimos dois dias foram passados a descrever o Modelo das 5 Forças de Porter.
Para qualquer estudante de Marketing, Porter é o autor mais citado. É o guru do Marketing.
O método de trabalho é muito diferente daquele a que estava habituada.
O trabalho que neste momento estou a fazer, consiste na definição de uma estratégia para o mercado americano com base numa empresa sueca. É dividido em 4 fases, sendo esta a terceira.
A estrutura dos trabalhos é (normalmente) a seguinte:
- Background - que inclui Introduction, problem discussion e purpose and delimitations
- Theorical Part - recurso aos modelos e conceitos do marketing
- Method - metodologia utilizada
- Empirical Data - descriptions
- Analysis - de acordo com purpose and theorical part
- conclusions
- Recommedations (caso se aplique)
- References (de extrema importância)
Há ainda, uma outra fase (que é considerado um novo trabalho) que considero interessante: a oposição. Consiste na crítica do nosso trabalho por outro grupo. Confesso que inicialmente isto me fez alguma confusão... mas agora acho a oposição extremamente válida.
Não nos limitamos à tarefa de realização do nosso trabalho, mas também à análise e crítica de um outro. O que implica atenção, pesquisa, argumentação, sentido crítico...
E devo dizer-vos que os Suecos levam muito a sério a opposition (crítica).
Entretanto, continua a pensar num tema para a tese. Sugestões? Tem que ser algo relacionado com estratégia de marketing internacional.
(Agradecimentos: ao Zé, que desenhou o diagrama)

2 comentários:

Anónimo disse...

Recordo que, há uns anos atrás, não sei bem quantos, Mr. Porter esteve em Portugal, certamente para tentar divulgar a sua teoria. O que não sei é se teve alguma influência no nosso meio empresarial, mas presumo que alguma terá tido. Mas se calhar não tanta como era de desejar, como muitas vezes acontece.
O que acho ser de salientar é o que dizes sobre a "opposition", ou seja, "a crítica do nosso trabalho por outro grupo". Parece-me uma atitude que decorre do espírito duma sociedade democrática, em que se admite que o outro pode ter razão, pode estar mais certo do que nós.E mais, que os pontos de vista do outro podem enriquecer o nosso trabalho. Acho muito interessante esse ponto de vista e certamente que é um dos aspectos que terá contribuído para o desenvolvimento da sociedade sueca.
Estou profundamente convencido que é por falta deste espírito que nunca sairemos da cepa torta, no que à vida política diz respeito. Quero referir-me à oposição cega e estúpida que existe entre os partidos, fazendo com que sejam liminarmente excluídos os pontos de vista dos adversários sem qualquer tipo de análise séria. Tudo ao contrário do que diz Porter. É assim ou não? Um bj, com desejos de que tenhas muito êxito nos teus trabalhos e tragas para aqui sangue novo.

Anónimo disse...

N quero desvalorizar o teu trabalho mas o referido é apenas uma criança, daí o Mr parece-me desadequado, alem q está mal escrito é "POTTER", e tanto trabalho e qualquer puto sabe a vida toda do miudo. Fica o site para os curiosos do HARRY POTTER

http://harrypotter.pt.warnerbros.com/home.html

P.S - Ui, tt trabalho, principalmente veres os filmes... és disto a Suécia. ISEP - 150 a deformar (ups) formar engenheiros :p