
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
Where is the Love?
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Just dive
A voz das coisas que eu sei amar.
E de novo caminho para o mar."
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Eu sei...

quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Um pouco de céu
domingo, 14 de outubro de 2007
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Summer
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
Tomona

Percorremos Porto, Marinha Grande e Lisboa. Agradeço à minha família e amigos que tão bem a souberam receber e mostrar-lhe o melhor que temos.
To my dear Tomona,
You can't imagine how much i miss you! I had the great time here with you. I am waitting your next visit, we have so much to see... Alentejo, Algarve... and again Porto and the beach.
I promise i will go visit you as soon as i can. I really want to visit Japan.
I will never forget the time we had in Sweden, our lovely Vallgatan familly, all the memories. You are part of my life forever.
Love U Tomonita :)
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Realidade
Depois da agitação das primeiros dias, a alegria deu lugar à inquietude e à saudade. Acho que isso foi perfeitamente visível no meu comportamento. Senti-me deslocada, cansada, apática, desorientada... Senti falta dos rostos, do ritmo, das vozes, do verde, dos lagos, da língua estranha, dos sorrisos... Parece dramático, talvez por um momento tenha chegado perto de o ser... a realidade é que vivi intensamente esta experiência, 24horas sobre 24 horas, criaram-se cumplicidades, o nada jamais se repetirá... senti necessidade de fazer o "luto", talvez por esta ter sido, até hoje, a melhor e mais completa experiência da minha vida!
O meu Tio Martinho repete-me diversas vezes que "o caminho faz-se andando", o meu único receio é ficar parada...
segunda-feira, 25 de junho de 2007
Saudade
There is no place like home
Cheguei!

Cheguei na noite do dia 12, sem que a família e maioria dos amigos o soubesse... A ideia era surpreender como forma de agradecimento pelo apoio dos últimos meses... Antes disso fui ter com a Maja, que estava em Lisboa a festejar o Sto António, para um abraço de despedida com a certeza de um até breve!
Era tempo de ir ao encontro da família...
OBRIGADA: Zé, Elsa, Laura, Luís... pela cumplicidade!
Hej do...

terça-feira, 19 de junho de 2007
À deriva

Um fim-de-semana bem passado, sempre em movimento pela Suécia!
Verão

Perfeito para partir à descoberta, na companhia da Joana, Ricardo, Nuno e Ana (os dois últimos primos da Joana).
O dia de Sábado foi divertido e repleto de surpresas. Visitamos uma reserva de alces,um forte medieval, uma reserva natural... sempre acompanhados pelo mar no horizonte. Tivemos ainda direito a algumas gargalhadas com uma vaca que não nos deixou avançar e barrou o caminho, uma ovelha que parou o trânsito para atravessar a estrada...
No regresso, havia mais uma festa de despedida em Vallgatan... O fim está próximo!
segunda-feira, 11 de junho de 2007
Liberdade
Japonese Dinner
Portuguese Dinner

sábado, 9 de junho de 2007
Resultado
6ª feira... ansiedade de saber a resposta por e-mail! Resposta recebida e final da ansiedade.
Tudo acaba bem como começa bem!
Ahhhhh tantas voltas para dizer, que passamos, com 70%. Nada mau!
Obrigado a todos!
sexta-feira, 1 de junho de 2007
Liseberg

A ideia surgiu por iniciativa da Karoline, à qual aderimos de imediato. Foi sempre complicado encontrar um dia em que todas pudessemos ir, mas conseguimos e fomos! O dia estive chuvoso e frio, mas a nossa disposição não se deixou abater.
Se andei na montanha russa? Andei... e detestei!! A primeira curva tinha inclinação de 70º graus... e a perspectiva da descida foi aterradora... a partir desse momento fechei os olhos e não quis ver mais nada! Adrenalina total... nunca mais me apanham numa destas!
A viagem foi divertida, um dia muito bem passado entre amigas!
quinta-feira, 31 de maio de 2007
Goodbye Party

O tempo que mediou o Welcome Dinner e a Goodbye Party... simplesmente, voou!
É difícil acompanhar estas últimas semanas, pela agitação que se sente com os regressos, os preparativos, o saudosismo antecipado...
A Goodbye Party foi um principio do inevitável fim... Tudo o que cá vivemos merecia ser festejado... com alegria! Ficam os sorrisos a provar que apesar de já se sentirem saudades, tudo valeu a pena!
Stallarna
terça-feira, 29 de maio de 2007
Ciao Federico
Parte amanhã... e é tão estranho... é a primeira pessoa que vejo partir, de quem me despeço com a sensação de que dificilmente nos voltaremos a rever. Não o posso considerar um amigo, mas foi um excelente companheiro de trabalho e alguém com quem convivi nos últimos meses. Parte de mim está agora nas pessoas que conheci... Vai ser muito estranho ter que dizer adeus, que será ,na maioria das vezes, "adeus" e não um "até breve". A Suécia foi nos últimos meses a minha casa e os amigos que cá encontrei a minha família... não será fácil dizer-lhe adeus! Tomo agora consciência da realidade da partida...
Há, no entanto, um lado muito positivo:o regresso à minha verdadeira casa e um olá aos meus amigos de sempre!
Ciao Federico!
quarta-feira, 23 de maio de 2007
Stockholm

Estocolmo é uma cidade magnifica!
A viagem foi decidida num impluso e no último momento, tendo em conta que tempo que urge e que não poderiamos ir embora sem conhecer a capital da Suécia. Levamos na bagagem o cansaço dos últimos dias e as preocupações dos trabalhos. Ainda assim, tivemos energia para calcorrear as ruas da cidade! Visitamos o Palácio, o Museu Vasa, o City Hall, o centro...
Ficou a vontade de um regresso, para que possamos ver toda a dimensão e beleza de Estocolmo. Para mim, a mais bonita das capitais que conheci.
Até breve, Estocolomo!
terça-feira, 22 de maio de 2007
Elsa - Capítulo 2
Nesta história, este é o capítulo do regresso da Elsa! Estou curiosa para saber como se sente, imagino que impaciente e irrequieta...
Como será regressar ao "lar doce lar"? O que se sente, quando se volta à nossa realidade de sempre? Que expectativas trazemos e com que energia as trazemos? Estou ansiosa por conhecer a renovada Elsa e por conhecer os planos de um futuro que agora parece de horizontes largos.
Para mim falta menos de um mês... estou em contagem decrescente... ansiosa pelas mudanças que o regresso me trará e por um futuro que irei construir...
quarta-feira, 16 de maio de 2007
Master Thesis state of mind
Na última reunião com o professor, concordamos que afinal seria melhor escrever sobre o mercado americano, mantendo tudo o resto. Mas isto implica invalidar algumas partes, reescrever outras, voltar a pesquisar, ler, seleccionar... a tarefa tem sido árdua!
Dia 4 de Junho é a data de entrega e dia 7 a de apresentação! Até lá o tempo voa e há tanto para fazer. O último mês é especial... pelas últimas viagens que queremos fazer, pelas últimas festas, pelos amigos que vão partindo, pelos preparativos do regresso... as emoções estão ao rubro, às quais junto uma tese!
Não há dúvida que vou conseguir... mas sinto o tempo fugir sem o conseguir acompanhar e sei que este mês dita tantas mudanças...!
Saudades
domingo, 13 de maio de 2007
Pig Party
Sunny Sunday

quarta-feira, 9 de maio de 2007
Party in Vallgatan
Realidade: Fraca adesão
Alternativa: Festa paralela
Resultado: Uma noite intercultural
Cerca das 4 da manhã, quando já estavamos a tomar o chá e com espírito dorminhoco... aparece o António na sala e diz: "O tempo cá é doido, são 4 da manhã e é quase de dia! E se fossemos ver o nascer do sol ao telhado?"
Aderência: Imediata e sem receios
Trajecto: Impossível de descrever...
Memória: Um nascer do sol inesquecível
Resultado? Uma loucura saudável!
(prometo uma foto mais tarde)
sexta-feira, 4 de maio de 2007
Nostalgia
Os amigos, as recordações, os momentos, as gargalhadas, as lágrimas, a vontade de regressar, a vontade de ficar, os passeios, o cansaço, as saudades, os disparates, as conversas, a alegria, a descoberta, a audácia... Nada disto voltará a repetir-se e nada jamais será semelhante...
Sinto que tanta coisa mudou, que está a mudar... mas sobretudo que tanto irá mudar... e não sei traduzir isto em palavras! As conversas sobre o regresso terminam num silêncio. Um silêncio que diz tudo e que nos deixa a sobrevoar este universo onde vivemos e crescemos nos últimos meses!
Tanto da Suécia está agora em mim...I don't want to stay... I don't to go...
Viva México
Allkar

Durante uma semana há imensos eventos, festas e concertos. A compra dos bilhetes é já um acontecimento. Faz parte da tradição, algumas nações dormirem, na noite anterior, à porta da bilheteira. O resto do dia é passado em convívio, jogos, conversa, "siestas"... O dia esteve solarengo o que ajudou à boa disposição!
A bilheteira foi aberta às 17 h e estar na fila foi um misto de prazer e obrigação para garantir presença no festival. NÓS VAMOS!
Foi uma coincidência feliz, já que este ano seria a minha última Queima e não estarei presente!
quinta-feira, 3 de maio de 2007
Santa Valburga

A noite de Santa Valburga acontece por todo o país para dar as boas-vinda à Primavera.
A cidade saiu para a rua e os festejos incluiram fogueira, coros, banda musical e fogo de artifício. A festa começa na praça central onde vários coros se juntam e cantam músicas de louvor à Primavera. Em seguida, seguimos na multidão em direcção à fogueira que é acessa, começando de seguida o espectáculo do fogo de artifício. A noite estave fria mas a alegria foi contagiante!
Não consegui encontrar informação relevante sobre origem da festa e os suecos que conheço também não me souberam dizer...
Por momentos, recordei o S. João do Porto...
domingo, 29 de abril de 2007
At (crazy) night...
quinta-feira, 26 de abril de 2007
segunda-feira, 23 de abril de 2007
Desafio - Um mês depois

Tailândia, Amesterdão, Açores, Roma, Pádua, Algarve, Lisboa, Paris... Uau! Estou impressionada!
Obrigada, tem sido muito bom "ler-vos" nos postais!
A internet tem a vantagem da rapidez e economia nos contactos, mas nada se compara ao prazer de abrir a caixa de correio e receber uma carta!
O desafio mantém-se e daqui a um mês teremos nova actualização!
sexta-feira, 20 de abril de 2007
Happy Birthday Jo
Padova


Inicialmente uma cidade sombria (nos primeiros dias havia muito nevoeiro) onde não se podia andar na rua, tal frio fazia… Aos poucos e com a descoberta dos seus recantos e sobretudo com a chegada de dias menos frios, mais soalheiros…passou a ter outros contornos, mais alegres, não menos misteriosos, mas mais interessantes!
O centro histórico é lindíssimo, a tradição italiana do bom gosto arquitectónico está nesta cidade bem patente…janelas abertas de par em par a receber o sol (como se fossem dois braços abertos à espera de receber o melhor da vida) prontas a dar flores e a receber luz e alegria…quase que posso afirmar que em todas as casas existem flores à janela, o que dá um amor alegre às casas e ruas de Padova. As ruas são estreitas, cobertas de pequenas pedras redondas por onde passam as pessoas de todos os dias e outras de algumas horas. Sapatos e bicicletas que tropeçam nas pequenas pedras que nos despertam para pequenos pormenores desta cidade.
A noite envolve a chegada de muitas pessoas à Praça principal da cidade, onde se sentam e tomam o tradicional aperitivo, a “spritz”. Todos falam, contam o seu dia…com o avançar da noite tornam a suas casas e aguardam um novo dia!
Aos poucos toda a cidade adormece com luzes que iluminam o centro da cidade e os seus magníficos monumentos esperando por mais um dia…
De sol!( Espero eu!!)
Língua
Por vezes parece ter música dentro…as palavras doce, e as frases um encantamento especial…dando então música aos meus ouvidos…
Ora, era esta a música (agora que estou em Itália) que eu queria aprender…mas esqueci-me talvez de que nunca fui boa a música…
É fácil perceber e acompanhar o ritmo das palavras se nos forem devolvidas lentamente…mas quando assim não é…e para piorar é a nós que nos toca falar…torna-se tudo uma palhaçada, e de música nada!...
Ao falar, a mistura de outras línguas de influencia latina torna-se inevitável o que torna a experiência da comunicação muito engraçada! Depois de um mês a fazer um curso de língua italiana e de agora haver contactos diários com italianos tudo é mais fácil mas, ainda assim a troca, invenção ou omissão de palavras é muito divertida!!
Esperemos que no final da experiência já consiga acompanhar a música italiana…
Aqui fica musica italiana…;)
http://www.youtube.com/watch?v=cW8vfVucZ0o
Eppure Sentire - Elisa
http://www.youtube.com/watch?v=AATxgD4VcuI&mode=related&search=
Meravigliosa Creatura - Gianna Nannini
http://www.youtube.com/watch?v=cPAzLBbmx3k
Ti Scattero una Foto -Tiziano Ferro
quarta-feira, 18 de abril de 2007
Tallinn
Tallinn foi uma verdadeira revelação, muito bonita e historica e culturalmente rica. Creio que pitoresca é palavra que melhor a define! Marcadamente medieval, encerra na cidade velha a maioria dos monumentos e locais mais bonitos.
Tivemos apenas umas horas na cidade, o que nos permitiu uma visita guiada pelos espaços mais característicos e uma subida à torre da Igreja de Saint Olaf que nos brindou com uma magnifica vista da cidade.
Ficou a vontade de querer ter visto mais e de um regresso! Tallinn merece uma visita com tempo e tranquilidade!


Curiosidades:
- A emoção de ver ao longe a bandeira de Portugal, conduziu-nos à Casa de Potugal. Que é um espaço privado de comércio de produtos portugueses a clientes de prestígio. Tem como maiores clientes os russos, que são fãs do nosso vinho. Em conversa com o proprietário, reforçamos a ideia que de factos os nossos produtos são muito apreciados, mas que não existe investimento na divulgação e apoio a iniciativas como esta;
- A Igreja de Saint Olaf foi durante determinado período o maior edifício do mundo;
- 1 milhão e 400 mil habitantes é a população da Estónia, Tallinn tem cerca de 1/3 da população do país;
- Numa das fotos aparece uma imagem de uma casa-de-banho pública, que se tornou numa atracção turística. Porquê? Somente porque a sua construção custou 1.000.000 Coroas Estónias. Impossível? Célebre desvio de fundos!
terça-feira, 17 de abril de 2007
Sea Batle Trip

Partimos na Sábado rumo a Estocolmo, onde nos esperava um ferry que nos levaria até Tallin, na Estónia!
A ideia era juntar várias universidades e promover o convívio. A alegria é geral, com alguns excessos... mas definitivamente animado!
Uma verdadeira surpresa, o barco era gigantesco e muito confortável, o que nos proporcionou uma agradável e (muito) divertida viagem.
Tivemos (eu e a Joana) a sorte de ter um camarote só para nós que nos facilitou e simplificou imenso a nossa estadia, já que passamos duas noites a bordo. Divertimo-nos imenso a descobrir as atracções do barco, bares, restaurantes, discoteca, casino, sun deck... Ficamos fãs!
Ficam as fotos que comprovam a alegria e a boa disposição a bordo!!
segunda-feira, 16 de abril de 2007
Second Paper

sexta-feira, 13 de abril de 2007
Västervik

We had two excelent guides who showed us the best there is to see in the city.
To Katja and Chris, thank you for the three lovely days.
And... To Zé, for making the week even more special... :) It's always better when we are together!
terça-feira, 3 de abril de 2007
Com um brilhozinho nos olhos
Quem me fez vir? Vocês! Estou cá porque trilharam o caminho comigo!
Do que sinto saudades? Das pessoas! Tudo o resto é mar...

O que me faz falta? Os abraços, os sorrisos, as conversas prolongadas...
O que mais gosto? Das pessoas!
O que menos gosto? De sentir saudades!
O que quero? Mais, mais e mais!
O que me encanta? A descoberta!
O que me inquieta? O futuro!
O meu medo? Sentir (demasiadas) saudades!
O meu local? Ao pé do lago!
O que não dispenso? Partilhar!
Para onde quero ir? Para casa...
Passaram-se dois meses e continuo... Com um brilhozinho nos olhos...
segunda-feira, 2 de abril de 2007
Kobenhavn
Fui pelo convívio, pela oportunidade de conhecer uma cidade com um grupo tão animado e diversificado.
Correu muito bem, a experiência foi fantástica. Ficam as fotos e a promessa de um regresso para breve, com o tempo e a organização devidas:

Copenhaga
quarta-feira, 28 de março de 2007
Presentation

terça-feira, 27 de março de 2007
Primavera!
Está sol, temperatura amena, paisagem a mudar, pássaros a cantar... não há motivos para ficar em casa!

segunda-feira, 26 de março de 2007
quinta-feira, 22 de março de 2007
Desafio

O desafio é que me ajudem a construi-la... mandem postais, fotos, desenhos (primaços, atenção!)... Como será que vai estar no final do semestre?
Conto convosco!
Vallgatan 12E:825
352 35 Växjö
Sweden