sábado, 10 de fevereiro de 2007

Disciplina Sueca

Confesso que hoje não estou muito inspirada, mas creio que a disciplina sueca começa a imperar e sinto necessidade de escrever.
E porquê disciplina sueca?
O primeiro exemplo, sendo aquele que melhor conheço, é o académico. Os alunos são incentivados a trabalhar, o grau de autonomia e responsabilidade é superior ao português.
Outro facto curioso, é o que observo sempre no caminho entre a residência e a universidade. Optei por caminhar em vez de usar o autocarro, usando a pista de jogging que existe ao longo do lago. Tanto de manhã como ao fim da tarde, com neve ou chuva, frio ou menos frio os suecos nunca deixam de fazer exercício. São aliás adeptos incondicionais do desporto, com representantes de peso em várias modalidades.É possível observá-los a caminhar ou a correr ao longo da pista durante todo o dia.
Existirão muitos outros aspectos, mas estes são aqueles que mais facilmente observo.

À terra onde fores ter, faz como vires fazer... creio que já estou um pouco sueca (entenda-se, mais disciplina)!

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar de te dizeres pouco inspirada, a verdade é que continuas a escrever coisas muito bonitas, espicaçada certamente pela "disciplina sueca" que te vai dominando.
Já te convenceste que estás agora inserida numa sociedade bem diferente da portuguesa, diria que numa sociedade muito mais evoluída, em que o rigor, a coerência e a disciplina (de que falas) são valores fundamentais.
Aos exemplos que apresentas - do ensino e da prática desportiva - há que acrescentar, julgo eu, a defesa do meio ambiente, da maior importância nos tempos que correm, quando começam a emergir os gravíssimos problemas do efeito de estufa, do aquecimento global, das alterações climáticas. E é precisamente da Suécia que têm surgido iniciativas e tomadas de posição a fim de serem evitadas as terríficas consequências que se avizinham se não forem tomadas medidas drásticas. Com certeza que com o tempo vais ter ocasião de nos falar sobre isso. Bjs.